Instalação Painéis Fotovoltaicos

Instalações Solar Fotovoltaico

Com a instalação dos painéis fotovoltaicos na sua instalação, você irá usa o sol para gerar a sua própria energia elétrica, de uma forma verde, você consegue reduzir a sua fatura energética bem como a sua pegada ecológica!

Para tal, basta criar a sua Unidade de Produção de Auto Consumo (UPAC).


Peça já o seu orçamento clique aqui!!

Fazemos:

  • Instalação Chave na Mão
  • Venda do equipamento apenas
  • Manutenção
  • Legalização de instalações antigas e não só
  • Melhoramentos da eficiência (para instalações mal executadas)
  • Acompanhamento de obra
  • ...


O Funcionamento é muito simples, durante o dia em função da radiação solar, a instalação fotovoltaica produz energia elétrica gratuitamente, esta energia é injetada na sua instalação elétrica, onde a energia produzida irá alimentar as cargas energéticas ligadas no momento, caso esteja a produzir mais energia do que a que consome, o excedente pode ser armazenada num banco de baterias (caso opte por esta solução) ou caso não tenha baterias ou as baterias já estejam carregadas, o excedente é injetado na rede.

Atenção!

A energia injetada na rede pode ser vendida à rede ao preço de mercado, para tal basta efetuar contrato junto do seu operador. O preço de energia de mercado não é constante, pode consultar o preço atual, bem como histórico e previsões no seguinte link:

https://www.omie.es/pt/spot-ho...

O preço de mercado que se têm verificado no ultimo ano, a venda do excedente para a rede têm sido bastante atrativo, reduzindo consideravelmente o retorno do investimento.


Tipos de instalação 

Existe vários tipos de instalação, deixo os mais comuns:

  • Instalação Fotovoltaica Ligada à Rede - O excedente da produção é injetada na rede (pode ser vendida), caso o sistema fotovoltaico não produza o suficiente, a rede fornece o restante em falta.

  • Instalação Fotovoltaica Ligada à Rede com Baterias - O excedente da produção é usado para carregar as baterias, para usar a energia mais tarde, no caso das baterias estarem já na sua capacidade máxima a energia é injetada na rede (pode ser vendida), em caso do sistema fotovoltaico não produzir o suficiente, a rede fornecerá o restante em falta.

  • Instalação Fotovoltaica em Ilha - Neste tipo de instalação, o sistema não está ligado à rede publica, ficando a sua instalação dependente apenas da instalação fotovoltaica, pelo que usa-se sempre instalações com baterias para colmatar as noites e dias de inverno mais rigorosos. Para estas instalações convém dimensionar baterias e painéis de forma a se conseguir uma autonomia de pelo menos 3 dias na previsão do pior dia do ano, para que diminua a hipótese de ficar sem energia.

      A legislação já permite a instalação de um sistema em ilha sem estar ligada à rede elétrica, em qualquer construção (desde que a construção seja legal, por exemplo para locais remotos, em que o ramal está muito longe, ou mesmo por sua vontade própria), contudo, para tal, poderá ser preciso fundamentar o caso.

Peça já o seu orçamento clique aqui!!